"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo de prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não é a posse mas a aquisição, não é a presença mas o ato de atingir a meta."

Carl Friedrich Gauss

terça-feira, 27 de março de 2012

TIC - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - Metodologia


TIC?


                  O que é isso?

                                          De onde veio?


Essas são perguntas que surgem na sua mente e também surgiu na minha.

Hoje na aula de Metodologia do Ensino de Matemática,com a professora Ivanete,vimos um pouco sobre o TIC,através de seminários com os alunos da turma.

Vamos conhecer um pouco sobre o "TIC".

O que é TIC?

Tecnologia para comunicar determinada informação.

E o que significa a sigla "TIC"?

Tecnologia da Informação e Comunicação.

Sim... Mas...

Como utilizá-la como metodologia?

A TIC é aplicada através da tecnologia.
Exemplos:

 - Computador; 
 - Software;
 - Calculadora;
 - Data Show;
 - ...

Exemplo de como aplicar em sala de aula.

 Ex(1): O professor ministrando a aula precisa usar um software para esboçar o gráfico de uma função.

Nada disso! No exemplo 1 o professor está utilizando o software como recurso!

Ex(2): O professor ministra a aula apresentando um software,pois os alunos precisam aprender para resolver problemas matemáticos. Depois que apresenta o software,leva os alunos para o laboratório para que eles agora possam resolver problemas matemáticos a partir da explicação do professor sobre o soft. O professor vai auxiliar se caso houver alguma dúvida no decorrer da atividade.

Agora sim! O exemplo 2 nos mostrou uma aula onde o professor não utiliza o soft como um recurso,mas utiliza como uma metodologia,fez os alunos descobrirem a partir de sua explicação como usá-lo para resolver os problemas matemáticos.

Outros exemplos onde o professor utiliza apenas como recurso:

1) Utilizar um computador para fazer uma pesquisa sobre funções quadráticas.
2) Usar a calculadora em sala de aula para resolver cálculos com rapidez.

Está ai uma boa sugestão para professores!


Rodrigo Santana dos Santos
Graduando em Matemática Licenciatura - UFS




Nenhum comentário: