"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo de prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não é a posse mas a aquisição, não é a presença mas o ato de atingir a meta."

Carl Friedrich Gauss

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Livros de Fundamentos da Matemática Elementar - Coleção em PDF



Coleção com 11 livros em pdf de Fundamentos da Matemática Elementar.

Obs: Na figura mostra de 1 à 10,mas na verdade são 11 livros. Aproveite!

Faça o download aqui embaixo.

Download Aqui

OBS: Clique em "GET THIS TORRENT" e em seguida "iniciar aplicativo". Lembrando que é necessário ter o programa "Utorrent" instalado em seu computador.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Como fazer um "CUBO" de isopor?

Bom gente! 

Fiz um cubo de isopor com o objetivo de me auxiliar nas aulas no reforço em Matemática,para que os alunos não pudessem ver apena no livro,mas sim pegar e poder estudar com o sólido em mãos. 

Com ele os alunos puderam medir o seu comprimento,largura e altura,verificar as arestas,calcular o próprio volume do sólido,aprendendo também a converter em várias medidas (utilizando as unidades de medidas de volume).


Vai ai a dica:

- Materiais utilizados:Cola de isopor,tinta guache branca e vermelha,pincel, estilete, isopor. (Fica a seu critério qual folha de isopor utilizar).


1º - Cortei 12 barrinhas de isopor de 19 cm cada.

2º - Das 12 barrinhas: 4 permaneceu com 19 cm,mas 8 delas cortei  deixando com 16 cm cada.

3º - Utilizando 2 barrinhas de 19 cm e 2 barrinhas de 16 cm,construir 2 quadrados,colando com cola de isopor.

4º - Utilizando os 2 quadrados que fiz no passo 3,e as 4 barrinhas de 16 cm cada,fiz o cubo colando com cola de isopor. (Um quadrado embaixo,outro em cima,e as 4 barrinhas de 16 cm entre eles).


5º - Finalizando,pintei o cubo com tinta guache branca,e depois pintei  3 arestas com tinta guache vermelha,para que o aluno tenha uma boa visualização.


A dica está ai. Você adaptará a sua precisão.


Rodrigo Santana dos Santos
Graduando em Matemática Licenciatura - UFS

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

V SEMANA DE MATEMÁTICA DO DMAI





Vem ,

Semana de Matemática do DMAI
e
Encontro Regional PIBID / Matemática 

08 a 11 de Outubro/2012



Palestrantes Confirmados:

Prof. Dr. Alan Almeida (UFS)
Prof. Dr. Claudio Buzzi (UNESP)
Prof. Dr. Hildeberto Cabral (UFPE)
ProfaDra.Lulu Healy (UNIBAN
Prof. Dr. Marcos Rogério Neves (UESC/BA) 
Prof. Dr. Marcus Bronzi (UFAL)
Prof. Dr. Rafael Barostichi (UFSCar)
ProfaMSc. Teresa Etcheverria (UFS

ApoioFAPITEC/SE


RealizaçãoDMAI.
Informações: semat.dmai@gmail.com

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Que tipo de problema é este hein?



Muitas vezes praticamos a matemática com vários tipos de problemas matemáticos. 

Sabe aqueles problemas que o professor,na escola,pede para que seja resolvido,ou aquele problema que encontramos no livro,por nos desafiar tentamos resolver,e muitos outros problemas matemáticos?

Pois é! 

Será que já paramos para pensar quais tipos de problemas são estes que resolvemos no nosso dia-a-dia?

Na maioria das vezes,perguntas deste tipo nem passa em nossa mente. Nos preocupamos apenas com a solução do problema. E quando somos questionados não sabemos classificar a maioria destes problemas que resolvemos.

Mas,cada um destes problemas que resolvemos no nosso dia-a-dia tem uma classificação.

Vamos conhecer um pouco sobre a classificação dos problemas matemáticos!

Problema algorítmico: São aqueles problemas que resolvemos passo a passo,com regras,que ao mesmo tempo nos faz "treinar" o conteúdo estudado,como por exemplo expressões,que somamos ali, multiplicamos aqui,sempre seguindo um passo a passo ou uma regra.

Por exemplo, uma expressão numérica:

74+{10-[5-(6-4)+1]}=
74+{10-[5-2+1]}=
74+{10-[3+1]}=
74+{10-4}=
74+6=
=80

Problema de Reconhecimento: Como o próprio nome já diz: “Reconhecer”. São aqueles problemas que nos faz identificar ou lembrar uma definição, um conceito,etc.

Por exemplo:

Qual a propriedade da adição que está sendo usada quando dizemos que: 

(4 + 12) + 9  =  4 + (12 + 9) ?

Problema de aplicação: São aqueles problemas com situações do dia-a-dia,e que necessitam da matemática para serem resolvidos.

Por exemplo:

Deise foi informada de que o valor mensal de seu condomínio,que era de R$ 230,00,vai aumentar 5,5%. Que valor Deise passará a pagar?


Problema padrão: São aqueles problemas que exige a aplicação das 4 operações fundamentais. A sua solução já está contida no enunciado, basta transformar para a linguagem matemática.

Por exemplo:

Ana, Beth e Carla possuem juntas R$190,00. Sabendo que Ana possui R$62,00 e as outras duas possuem quantias iguais, determine quanto possui cada uma.

Problema Heurístico: São aqueles problemas que despertam curiosidade no aluno. É preciso que o aluno crie uma estratégia,saída para que o problema seja resolvido.

Por exemplo:

Um pai quer distribuir R$ 120,00 entre seus três filhos,aqui denominados A,B e C,de modo que B receba o dobro de C e A receba o dobro de B somado ao que cabe a C. Quanto receberá cada um?

Problema de Quebra-cabeça: São aqueles problemas que desafiam o aluno. E através deste tipo de problema as aulas ficam mais dinâmicas,e incentiva no raciocínio lógico dos alunos.

Por exemplo:

João tem um peixe a menos que Inara. Ela tem um a menos que Ana, que tem o dobro de João. Quantos peixes têm cada um?






Rodrigo Santana dos Santos
Graduando em Matemática Licenciatura - UFS